actos

A intervenção psicológica utilizada será decidida consoante o pedido do paciente/cliente. Inicialmente serão realizadas algumas consultas de psicologia clínica que irão determinar a necessidade de um acompanhamento psicoterapêutico, assim como verificar a capacidade do cliente em o iniciar. O recurso ao método da avaliação psicológica poderá aqui ter lugar quando solicitado por terceiros.

No caso da intervenção com crianças, a avaliação psicológica poderá ser uma prática mais frequente. O resultado dessa avaliação determinará a pertinência de um acompanhamento psicológico, embora que não poucas vezes este último decorra sem a necessidade da avaliação.   


Consulta de Psicologia - Trata-se de uma intervenção centrada no pedido do paciente/cliente, de menor profundidade da que ocorre numa psicoterapia. Neste primeiro contacto serão analisadas várias variáveis de forma a se compreender a necessidade de um acompanhamento psicoterapêutico.

Psicoterapia - É um processo que visa um conhecimento mais amplo da subjectividade interna de cada pessoa. Através de encontros regulares, cuja frequência dependerá do que foi inicialmente acordado, o paciente/cliente é convidado a trazer partes do seu mundo interno para o setting psicoterapêutico, onde se espera conseguir um entendimento mais vasto e claro de si-mesmo e consequentemente bem-estar psicológico. Esta terapêutica serve a todas as problemáticas do foro psíquico. 

Avaliação Psicológica - Quando se apresenta como uma condição ou quando requisitada por terceiros, a avaliação permite o conhecimento de alguns dos dados psicológicos inerentes à pessoa avaliada. A diversidade de avaliações psicológicas é vasta. Desde a comum medida do QI ao reconhecimento de algumas das dinâmicas psíquicas. Para cada finalidade serão utilizados testes específicos, variando a sua duração entre três a quatro sessões.

Supervisão - Esta prática é exclusivamente destinada a psicólogos clínicos ou a finalistas do curso de psicologia clínica. É uma componente que faz parte da formação contínua de um profissional de saúde, permitindo a aquisição de conhecimentos e perspectivas enriquecedoras durante a prática clínica.

Aconselhamento Parental - O aconselhamento parental decorre de reuniões pontuais com os pais em que técnico e pais pensam diferentes perspectivas de forma a melhorarem a qualidade de vida dos seus filhos e a relação entre estes.